sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Por que o Estágio para quem não exerce o magistério: o aprender a profissão.






Reflexões por Adriana Miranda. Graduanda do Curso de Pedagogia-UESB.
O Estágio é a oportunidade de vivenciarmos na prática o processo ensino aprendizagem e como se da relação entre professor-aluno. Considerando a importância dessa prática na minha formação Pedagógica concordo com PIMENTA (2004), quando diz: “É preciso valorizar o estágio como campo de conhecimentos necessários aos processos formativos.”
Assim, o estágio supervisionado para os alunos que não exercem o magistério poderá trazer conflitos entre a teoria vivenciada em sala de aula e a prática, porém, acredito que é nessas divergências que irá se formar o ser pedagógico. É um dos momentos do Profissional em Educação fazer descobertas e vencer os desafios, utilizando os saberes de modo concreto e com respaldos significativos. É também a hora de conhecer a escola no seu dia-a-dia, a rotina, os problemas,... Além disso, o Estágio dá a chance ao Profissional de vivenciar uma contingência de aprendizagem da profissão, através das relações sociais, em um fazer pedagógico.
Segundo PIMENTA (2004), “aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estar atento às particularidades e às interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade.”.
Isso parte do principio de não apenas copiar, criticar o que já existe, mas o de interferir no processo de ensino de maneira transformadora, construtiva, dinâmica, e desse modo estaremos de fato nos formando como profissionais comprometidos com a Educação de qualidade, uma educação transformadora no sentido que forme o SER para a vida. Ressaltando que precisamos nos fazer profissionais pesquisadores, criando as estratégias, vencendo os desafios, buscando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente.
“A Pedagogia das Possibilidades se faz também nos momentos de Pesquisa e Reflexões do aprender docente.” Adriana Miranda.

Um comentário:

MESSIAS... disse...

Não exercer está justamente implicado no pensamento do senso comum que vc vai errar mais, pode até um pouco de verdade nisso, mas não nos tira o desejo de acertar mais dos que os que estão conseguindo esse êxito portanto o texto destacou; "Isso parte do principio de não apenas copiar, criticar o que já existe, mas o de interferir no processo de ensino de maneira transformadora, construtiva, dinâmica, e desse modo estaremos de fato nos formando como profissionais comprometidos com a Educação de qualidade, uma educação transformadora no sentido que forme o SER para a vida... Gostei parabéns....