terça-feira, 2 de setembro de 2008

Reflexões sobre a minha História de Vida..


Aos três anos de idade, tive meu primeiro contato com a Educação Formal " Com a Escola", hoje eu diria, com uma expectativa muito grande de conheçer o que até então era desconhecido.Passei por todas as fazes, Pré-escolar, alfabetização... Sendo filha de Professor, aos 13 anos ajudava o meu pai em sua sala de aula a fazer com os seus alunos algunas atividades...adorava as aulas de Ciências...maravilhosas!!!! concluindo o primeiro grau, resolvir abandonar o magistério, preferir migrar para outras áreas e assim, entrei na Escola Agrotécnica Federal que também era um mundo totalmente desconhecido...porém, me apaixonei...tudo partia do principio do aprender fazendo..não era exatamente o que eu sonhava, mais aprendir a amar, " Ser extensionista no meio Rural é trabalhar com o mais simples do humano, é lídar com a terra, com os frutos que nos sustenta, é quebrar preconceitos e conceitos, é buscar a cada dia a trasformação, o novo, a coletiviadade..." ( Técnica Agrícola) assim, definiria a minha formação do ensino médio.
A Pedagogia nessa pespectiva é aprimorara-se a cada dia , e é exatamente isso, que o Curso de Pedagogia na UESB tem me proporcionado, aprimorar a minha prática diária e entender que ser Pedagogo é enxergar longe, em vários Horizontes..
Escolher está na Pedagogia das Possibilidades é buscar o novo, o trasformador, aquilo que é humano...Na minha prática ser Pedagoga das Possibilidades é fazer uma junção do ser extensionista e o meu ser profissional da Pedagogia...Onde não posso perder de vista em minha prática os Objetivos Educacionais como o de buscar a trasformação local através da Coletiviadade.
" Sempre busque e faça o melhor em sua Prática Pedagógica."

Adriana Miranda.

5 comentários:

MESSIAS... disse...

itagi2008.blogspot.com

Pedagogia das Possibilidades disse...

Oi Messias essa nova tecnologia assusta um pouco porém, precisamos caminhar junto com ela...ou então já era.

Adriana

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Adrina,

Comecei a ler sua postagem e fiquei muito curiosa. Gostaria que vc falasse sobre a pré- escola e alfabetização, focando na metodologia, na relação professor aluno, nas condições da escola, etc. Outra curiosidade: Vc coloca que adorava as aulas de Ciências. Por que? Decreva e reflita sobre ela. Fale mais sobre a forte influência do seu pai na sua formação, quais as marcas? Como ele exercia a docência? Como se dava a relação dele com os alunos? Como vc o ajudava?
Vc também coloca, que desistiu do Magistério e fez a Escola Técnica Federal. Fale um pouco como era a prática desses professores, como o currículo estava organizado e como se dava a relação teoria e prática.
Destaque também, sua escolha pelo curso de pedagogia, sues dilemas no curso, em que ele tem te ajudado etc. Fale também sobre o estágio nas séries iniciais.

Para organizar melhor seu blog, vc pode dividir sua história de vida e de formação em 3 ou 4 postagens. (veja como está a minha)
Ah! Não esqueca da síntese do texto de Selma Garrido e da síntese do texto sobre pesquisa.
Um bom trabalho.

Beijos,

Socorro Cabral

MESSIAS... disse...

Com certeza, ela é um todo está cada vez mais presente na educação, precisamos não só conhecê-la superficialmente, mas também agirmos diante dela como seres pensantes críticos e inovando-a a cada dia para as futuras gerações...!!!! Um abraço

MESSIAS... disse...

Você destaca a questão das escolhas, e eu lembrei que nem sempre fazemos o que queremos, mas isso não nos dá o direito de fazermos relaxadamente... Por isso que vc consegue muitos dos seus objetivos, pois mesmo não fazendo o que queria ou pretendia, mas faz bem feito e acaba se reconhecendo numa prática que não estava nos planos... Que Deus te abençoe e Parabéns pela tua história de vida.