Realizado no CAIC - Centro de Atendimento Integrado a Criança-Município de Jequié-Bahia.
O Estágio de observação é um momento da realização de diagnóstico local, verificando como ocorre à prática e a rotina escolar. Nesse momento, temos a chance de verificarmos como se constrói um espaço de produção de conhecimento sobre a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola pública, através de um processo criador e inovador, de análise e de reflexão, nos aproximando da realidade da escola, a fim de que possamos compreender melhor os desafios que deveremos enfrentar no momento da prática do estágio e até mesmo, do trabalho, de forma crítica e consciente.
Dessa maneira, no decorrer da aplicação de atividades do diagnóstico pude perceber o quanto posso contribuir de modo dinâmico, profissional, prático, através de uma produção de serviços e de possibilidades de ensino e aprendizagem com embasamentos teóricos adquiridos na formação acadêmica e prática já inicializados no momento da observação. A efetivação da prática só será possível se conhecermos os problemas já existentes e nos planejarmos de maneira a buscarmos o máximo de soluções que reflitam na vida das crianças. É justamente isso, que o estágio de observação nos possibilita.
“É preciso conhecer aquilo em que se quer interferir, contribuir. O Estágio é a nossa vivência profissional, momento de extrema importância na nossa formação.”
Adriana Miranda – Pedagogia das Possibilidades... Nesse momento de Construção, Mudança e Transformação.
O Estágio de observação é um momento da realização de diagnóstico local, verificando como ocorre à prática e a rotina escolar. Nesse momento, temos a chance de verificarmos como se constrói um espaço de produção de conhecimento sobre a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola pública, através de um processo criador e inovador, de análise e de reflexão, nos aproximando da realidade da escola, a fim de que possamos compreender melhor os desafios que deveremos enfrentar no momento da prática do estágio e até mesmo, do trabalho, de forma crítica e consciente.
Dessa maneira, no decorrer da aplicação de atividades do diagnóstico pude perceber o quanto posso contribuir de modo dinâmico, profissional, prático, através de uma produção de serviços e de possibilidades de ensino e aprendizagem com embasamentos teóricos adquiridos na formação acadêmica e prática já inicializados no momento da observação. A efetivação da prática só será possível se conhecermos os problemas já existentes e nos planejarmos de maneira a buscarmos o máximo de soluções que reflitam na vida das crianças. É justamente isso, que o estágio de observação nos possibilita.
“É preciso conhecer aquilo em que se quer interferir, contribuir. O Estágio é a nossa vivência profissional, momento de extrema importância na nossa formação.”
Adriana Miranda – Pedagogia das Possibilidades... Nesse momento de Construção, Mudança e Transformação.
2 comentários:
concordo com vc a observaçaõ nos garante a percepçaõ de muitos aspectos que podem ser melhorados com a nossa prática dinamica e significativa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá Adriana,
Adorei suas reflexões sobre o estágio de observação. Não deixe de fazer suas reflexões sobre a primeira e a segunda semana de estágio.
Socorro
Postar um comentário