sexta-feira, 14 de novembro de 2008

IV Semana do Estágio Supervisionado, no Centro de Atendimento Integrado a Criança - CAIC, Município de Jequié- Estado da Bahia.

Nessa quarta semana o nível de afetividade, de apego e habilidade para lidar com as crianças e comunidade escolar está mais efetivo. Nesse momento, porém, percebo o quanto conseguir viver, crescer e definir pontos importantes para a minha formação profissional. Essa caminhada pelo estágio está se constituindo em possibilidade de reafirmação da minha escolha profissional.
Colocando em prática as teorias adquiridas e as habilidades desenvolvidas nas aulas de oficinas na Universidade, percebemos que a prática parte sempre de uma fundamentação teórica como referencia, a prática por se só não dar conta e nem a teoria por se só. O grande desafio e adequarmos à teoria com a nossa pratica e adequada à realidade, ou seja, sermos profissionais pesquisadores, sempre em busca de matados mais eficientes e condizentes com a realidade pautados em uma fundamentação.
As crianças nesse período demonstram avanços significativos no nível de leitura e escrita, nas questões de disciplina e de entendimento da sua rotina. Aí percebo a importância do planejamento, dos estudos, das pesquisas para nos prepararmos para a prática. Além disso, a importância de nos basearmos na realidade local.
Na culminância do estágio realizamos uma oficina de produção de receitas com a participação das crianças, receitas essas, trabalhadas no período do estágio. A sala foi ambientada de acordo com o tema, crianças de outras salas visitaram a nossa produção. Os resultados foram excelentes, pois, as crianças se expressaram se socializaram e os mais importantes, se sentiram importantes participantes nesse momento de culminância. Com essa ação procuramos desmistificar que culminância de estágio é feita apenas com festas,( parecidas com festas de aniversários) sem objetivos e realizamos um momento pautado em objetivos concretos, dentro da proposta pedagógica do construtivismo.
Para concluir esse momento de reflexão enfatizo que os dilemas vivenciados na pratica foram desafiadores, porém, importantes para a minha formação profissional. As decisões a serem tomadas, a mobilização dos saberes, as habilidades necessárias, o meu bem está diário dentre outros aspectos, tudo isso, refletiu no meu dia-a-dia durante a prática. E a prática ficará no marco da minha formação como pedagoga, na formação do meu caráter profissional observando e refletindo os aspectos e decisões coerentes e as decisões que não foram tomadas.

É um espaço onde tive a chance de avaliar do meu “eu”, meu fazer pedagógico. Avaliação está que me permite melhorar, mudar, transformar e construir de modo a me adequar e me interagir diante da situação vivenciada, pesquisando, transformando e aprendendo através da ação- reflexão, e reflexão na ação.

Adriana Miranda
Graduanda em Pedagogia-http://uesb.br






Um comentário:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Vou resgatar sua reflexões para começar o diálogo com vc.
"Nessa quarta semana o nível de afetividade, de apego e habilidade para lidar com as crianças e comunidade escolar está mais efetivo. Nesse momento, porém, percebo o quanto conseguir viver, crescer e definir pontos importantes para a minha formação profissional. Essa caminhada pelo estágio está se constituindo em possibilidade de reafirmação da minha escolha profissional."

Veja como vc cresceu deste a primiera postagem sobre o estágio, até aqui. Está mais madura e compreendendo melhor a dinâmica da sala de aula. Muito boa as suas reflexões.

Socorro