Nessa terceira semana os instrumentos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem estão pautados na produção de receitas e cantigas de roda. Desenvolvemos em cada aula um ambiente rico em descobertas, experimentações, ações, trocas, interação, habilidades, atitudes para então buscar os objetivos relativos aos conteúdos.
Estamos em uma faze do estágio onde as crianças já estabeleceram um laço de confiança, já começam a entender a sua rotina como sendo importante, onde a aula para alguns não é mais meramente o fazer das atividades. A aula é vista como o todo, nas atividades de rotina, na explicação dos conteúdos, na aplicação das atividades, na realização das brincadeiras.
Na produção das receitas e cantigas trabalhamos com as letras na busca do estabelecimento da correspondência com sons e formação das palavras. As palavras estão sendo trabalhadas e analisadas quanto à quantidade de letras, análise quantitativa, forma, posição e ordem das letras, letra inicial e final.
A exploração de palavras inteiras e significativas oferece à criança a possibilidade de apropriar-se de algumas formas escritas. Percebo que a partir de cada palavra, as crianças estão adquirindo cada vez mais o repertório de letras, além de ficarem cada vez mais curiosas. As crianças fazem uma ligação direta da palavra com a imagem (na receita ou cantiga) isso, facilita o processo de memorização.
A utilização do alfabeto móvel para a formação das palavras tem sido um caminho, cujo resultado tem sido significativos. Nesse momento as crianças formam as palavras contextualizando com a sua vivência, observando os textos em cartaz, os objetos da sala de aula, dentre outros aspectos.
Assim, como nossa pretensão e meta é alfabetizar, percebemos que quando aplicamos os conteúdos de modo lúdico, dinâmico, as crianças aprendem de modo mais rápido e significativo. Até mesmo porque, toda a nossa aula é preparada com a intencionalidade de trabalharmos a leitura e a escrita, de maneira a trazer a vivencia e o cotidiano dos alunos para esse universo das letras, formação de palavras e textos.
Estamos em uma faze do estágio onde as crianças já estabeleceram um laço de confiança, já começam a entender a sua rotina como sendo importante, onde a aula para alguns não é mais meramente o fazer das atividades. A aula é vista como o todo, nas atividades de rotina, na explicação dos conteúdos, na aplicação das atividades, na realização das brincadeiras.
Na produção das receitas e cantigas trabalhamos com as letras na busca do estabelecimento da correspondência com sons e formação das palavras. As palavras estão sendo trabalhadas e analisadas quanto à quantidade de letras, análise quantitativa, forma, posição e ordem das letras, letra inicial e final.
A exploração de palavras inteiras e significativas oferece à criança a possibilidade de apropriar-se de algumas formas escritas. Percebo que a partir de cada palavra, as crianças estão adquirindo cada vez mais o repertório de letras, além de ficarem cada vez mais curiosas. As crianças fazem uma ligação direta da palavra com a imagem (na receita ou cantiga) isso, facilita o processo de memorização.
A utilização do alfabeto móvel para a formação das palavras tem sido um caminho, cujo resultado tem sido significativos. Nesse momento as crianças formam as palavras contextualizando com a sua vivência, observando os textos em cartaz, os objetos da sala de aula, dentre outros aspectos.
Assim, como nossa pretensão e meta é alfabetizar, percebemos que quando aplicamos os conteúdos de modo lúdico, dinâmico, as crianças aprendem de modo mais rápido e significativo. Até mesmo porque, toda a nossa aula é preparada com a intencionalidade de trabalharmos a leitura e a escrita, de maneira a trazer a vivencia e o cotidiano dos alunos para esse universo das letras, formação de palavras e textos.
Um comentário:
Adriana,
Veja como na terceira semana, vc está mais otimista e apresentando "n" possibilidades de trabalho. É isso aí, professor se forma é na escola.
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